Sunday 25 March 2018

Congresso assiom forex


24 Congresso Assiom Forex.


09 de fevereiro de 2018 - 10 de fevereiro de 2018.


Local: Centro Cattolica.


Membro Assio Forex: € 530 - Outros: € 700.


A manifestação, a celebração, a celebração da escola primária pelo confronto, o escândalo da ideia e da opinião sobre o operador da indústria financeira, o agente e a agrava; particolare risalto con l & rsquo; intervimento do governo da internet; Italia, Dott. Ignazio Visco, che & egrave; previsto per il giorno di sabato 10 febbraio.


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A inclusão de itens diários não significa necessariamente que a Reuters arquive uma história baseada no evento. QUINTA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO O Tesouro anuncia a venda da CTZ. Speech pelo Governador do Banco da Itália Ignazio Visco, 20º Congresso Assiom Forex. 25 ANNI DI EMOZIONI | Tecnoconference Europe - Gruppo Del Fio. EM CONDIÇÕES DE EMPREGO DOS GRADUADOS Empreendedorismo e inovação: o papel desempenhado pelos graduados. Ignazio Visco, em ASSIOM-FOREX, Roma, 8 de fevereiro de 2018).


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Leonardo Rubattu (@LeonardoRubattu) | Twitter.


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O Congresso Mundial ACI, organizado pelo ASSIOM FOREX - A Associação dos Mercados Financeiros da Itália, terá lugar de 3 de fevereiro a 7 de fevereiro de 2018 no.


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SOBRE NÓS.


Sobre Assiom Forex.


Nossa Associação tem raízes profundas: estabelecida em 1957 sob o nome de FOREX Club Italy, é o fundador das associações financeiras italianas. Graças à fusão com a Atic em 2001 e a Assiom em 2009 (o último derivado da fusão de Assobat e Aiote) ASSIOM FOREX é hoje a associação financeira mais importante e representativa, tanto a nível nacional como internacional. Com seus 1.400 membros, que representam cerca de 450 instituições financeiras, a ASSIOM FOREX é uma voz única e coesa que fornece um contributo crucial para o debate sobre as principais questões dos mercados financeiros, atuando também como a principal contrapartida com a Autoridade Supervisora ​​e os órgãos do mercado.


Hoje, a ASSIOM FOREX tem cerca de 1.400 membros, representando cerca de 450 instituições financeiras.


Promove e incentiva o crescimento profissional dos operadores financeiros através da educação e divulgando informações técnicas e práticas de mercado. Também contribui para o desenvolvimento e integridade dos mercados financeiros domésticos em um contexto europeu e internacional muito dinâmico e competitivo.


A Associação promove a análise, estudo e pesquisa de técnicas, ferramentas e questões relacionadas aos mercados financeiros; encoraja o relacionamento com as Autoridades de Supervisão Monetária e Financeira, tanto a nível nacional como internacional, bem como com Empresas de Gestão de Mercado e outras Instituições que operam no campo; fortalece a parceria com organizações nacionais, comunitárias e internacionais para melhorar as atividades de seus membros.


Com a criação de um único órgão, as Autoridades de Mercado e de Vigilância podem consultar o ASSIOM FOREX como a contrapartida mais representativa do sistema financeiro nacional para discutir e compartilhar problemas, propostas e pedidos.


Nos mercados financeiros altamente globalizados, é necessário, a nível local, fornecer respostas adequadas aos investidores e empresas que operam e competem em um sistema muito complexo. Nesse contexto, a Associação realiza suas atividades graças a comitês e grupos de trabalho dedicados, promovendo atividades e idéias, e solicitando as instituições financeiras relevantes responsáveis ​​com o objetivo de contribuir para o crescimento econômico do País.


A tarefa da Associação é incentivar a adoção de índices relacionados aos mercados nos quais os membros operam; promover iniciativas para melhorar a formação profissional dos seus associados; divulgar, através de meios adequados de comunicação, informações e notícias sobre o contexto técnico operacional dos mercados, incluindo questões regulatórias e tributárias; para apoiar sinergias com associações domésticas e internacionais semelhantes.


ASSIOM FOREX representa um ator importante e autoritário graças ao número de seus membros, uma voz única e coesa no cenário continental que oferece um contributo crucial para o debate europeu sobre novos modelos de mercado.


O aspecto sinérgico a nível internacional é alcançado através da acreditação automática dos Membros como uma voz pró-ativa do órgão supranacional competente.


Onde estamos.


ASSIOM FOREX.


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Análise de políticas baseadas em pesquisa e comentários de economistas líderes.


Em busca de uma solução europeia para empréstimos improcedentes dos bancos.


Os bancos europeus não se recuperaram da crise global, em parte devido a grandes provisões para empréstimos inadimplentes. Esta coluna argumenta que uma abordagem abrangente da questão na Europa poderia resolver as ineficiências do mercado e reduzir os empréstimos incobráveis ​​a níveis suportáveis. O estabelecimento de um regime europeu para a segurança dos empréstimos inadimplentes deve constituir um dos próximos passos para a recuperação.


Após dez anos de crise, os bancos europeus estão longe de ver o fim do túnel. Enquanto os bancos dos EUA se recuperaram bastante rapidamente e alcançaram em 2018-15 um retorno sobre o patrimônio líquido de 9,3%, os bancos europeus ainda estão presos em um escasso 3,7%, muito abaixo do custo de capital (FMI 2018). Esta lacuna é explicada por dois fatores: grandes provisões para empréstimos improdutivos (NPLs) e altos custos operacionais, refletindo sobrecapacidade e ineficiências na maioria dos países maiores, incluindo a Alemanha.


Se a história é um guia, são necessárias ações arrojadas, mas a Europa não segue as propostas feitas desde a explosão da crise para encontrar uma solução semelhante ao Plano Brady dos anos 80 (Spaventa 2009), nem a abordagem abrangente dos países nórdicos após a crise bancária do início dos anos 90 (Borio 2018).


Uma condição necessária é remover NPLs dos balanços dos bancos. No entanto, o mercado de empréstimos incobráveis ​​é afetado por assimetrias de informação que criam uma cunha entre o preço a que os bancos estão dispostos a vender e o preço oferecido por investidores especializados. Recentemente, muitos reguladores sugeriram planos abrangentes para abordar a questão através de esquemas nacionais de bancos ruins (Enria 2017, Constâncio 2017). Com base em um artigo recente (Bruno et al., 2018), 1 nesta coluna proponho um esquema de securitização que poderia criar um incentivo para vender, reduzindo a perda imediata para níveis gerenciáveis. Como em qualquer intervenção para resolver falhas do mercado, é necessário apoio público tanto para iniciar a iniciativa como para ajudar a financiar o veículo. Ambos podem ser realizados em termos compatíveis com as regras europeias atuais que proíbem o auxílio estatal e o mandato envolvendo credores em resoluções bancárias.


Um problema europeu em busca de uma solução europeia.


A qualidade das carteiras de empréstimos dos bancos deteriorou-se substancialmente após a crise global em todos os países avançados, particularmente na Europa, atingindo 1 trilhão de euros (Enria 2017). Os bancos, supervisionados pelo BCE, detêm 921 bilhões de euros, 6,4% do total de empréstimos e quase 9% do PIB. Em seis países (Grécia, Chipre, Itália, Portugal, Irlanda e Eslovênia), o índice é superior a 10%. Em termos líquidos - ou seja, tendo em conta as provisões - o montante é reduzido para metade para 475 bilhões, um valor que é próximo de mais do que todos os bancos de capital levantados desde 2018, mais de seis vezes os lucros anuais do setor bancário da UE ou mais do que o dobro do fluxo de novos empréstimos (Enria 2018).


O problema tem implicações a nível europeu. Em primeiro lugar, as NPLs são uma das principais causas da fragmentação financeira que dificulta um dos benefícios mais importantes da união monetária e financeira, a saber, a partilha de riscos econômicos através das fronteiras. Além disso, os temores sobre a força dos bancos mantêm alto o risco de um reavivamento do "ciclo diabólico" entre os bancos e o risco soberano que está no cerne da crise européia. Por último, mas não menos importante, a alta interligação dentro do sistema financeiro da zona do euro (BCE 2018) cria um perigo significativo de spillovers de países periféricos para países principais, envolvendo riscos sistêmicos.


A nível do banco individual, os recursos gerenciais são absorvidos pelo problema de resolver o legado de empréstimos incorretos passados, enfraquecendo o impacto das ações necessárias em termos de redução de excesso de capacidade e revisão de modelos comerciais (Enria 2018). Como mostra a experiência dos países nórdicos, a resolução de NPLs e a redução excessiva do excesso de capacidade são dois lados da mesma moeda (Borio 2018).


As iniciativas individuais prevaleceram até agora, principalmente com base em bancos negativos nacionais (Alemanha, Irlanda, Espanha e Eslovênia) e com resultados mistos, como demonstrado pelos níveis atuais de NPLs na Irlanda. Enquanto isso, os reguladores forçaram uma recapitalização significativa. Na zona do euro, o índice CET1 é agora de 14%, o dobro do nível de 2007 (Constâncio 2017). Olhando para o vidro como meio vazio, no entanto, pode-se dizer que os bancos periféricos são condenados a uma espécie de tarefa Sissyphean - enrolando questões dolorosas de novos direitos (a preços bem abaixo do valor contábil) apenas para ver os recursos rolarem a colina de empréstimos ruins.


Há pelo menos dois fatores que tornam tão difícil remover os empréstimos incorretos dos balanços dos bancos. Em primeiro lugar, as ineficiências nos procedimentos legais para a recuperação de colaterais (que a maioria dos países tentaram reformar), mas mais importante, as assimetrias de informação no mercado de NPLs que desencorajam os bancos a serem vendidos.


O valor contábil atual dos NPLs reflete amplamente o valor de recuperação esperado (conforme sugerido pelos princípios contábeis atuais) e de acordo com muitas estimativas está em linha com a experiência histórica (Visco 2017). Claro, a venda deve implicar uma perda, o que provavelmente exigirá uma recapitalização para restaurar os requisitos prudenciais. O resultado líquido é que quanto mais os bancos estiverem convencidos de ter adotado critérios prudenciais (amplamente aprovados pelos supervisores), menos eles estão dispostos a vender a preços significativamente inferiores ao preço do livro. Por outro lado, o tamanho limitado do mercado de NPLs (e o número limitado de compradores especializados, que muitas vezes desfrutam de uma posição monopsonística) aumenta o risco que os potenciais compradores potenciais estão perguntando (o FMI estima 12%, mas evidência anedológica mostra mesmo taxas mais altas), diminuindo assim o valor presente líquido das NPLs. Isso cria uma nova versão do mercado "limão" onde os vendedores potenciais não têm incentivo para vender.


Essa falha no mercado pode ser resolvida por uma iniciativa pública que crie um veículo que possa operar em um horizonte temporal o tempo suficiente para evitar vendas de fogo, financiadas com tranches de títulos com diferentes níveis de risco. O resultado traz o preço de venda mais próximo do valor econômico real estimado pelos bancos, criando um poderoso incentivo para vender. Os veículos de securitização devem ser estabelecidos a nível nacional (tendo em conta os problemas legais e a natureza local do mercado de colaterais), mas dentro de um plano comum elaborado a nível europeu.


Um esquema de securitização para o sistema bancário italiano.


Em Bruno et al. (2018), realizamos uma simulação para o sistema bancário italiano. No lado do ativo, com base em uma ampla amostra analisada em Lusignani e Tedeschi (2018), assumimos uma taxa de recuperação média de 51,4%, com 30% de volatilidade. Uma garantia estadual cobre as tranches seniores que recebem uma classificação de grau de investimento (BBB ou superior) por uma agência de rating independente. Esta garantia segue o padrão da Garanzia statale sulla cartolarizzazione delle sofferenze (GACS) já introduzido pelo governo italiano e aprovado pela Comissão Européia. Para cobrir o custo da garantia, o SPV paga taxas anuais crescentes, calculadas como média dos spreads da CDS em uma cesta de emitentes italianos com ratings de A para BBB-. Contrariamente a outras propostas (Avgouleas e Goodhart 2018), não fornecemos formas de clawbacks que possam criar incertezas no mercado devido às responsabilidades contingentes implícitas.


O exercício estima os retornos par-yield de cada tranche através de simulações de Monte Carlo, utilizando uma distribuição de risco de probabilidade ajustada ao risco das carteiras de empréstimos. Os prêmios de risco são ajustados para refletir a volatilidade do risco de recuperação e risco de liquidez. As estimativas levam aos seguintes resultados:


Senior note: (67% do total) - valor nominal 37,2 bilhões de euros, amortização de cupão, oito anos, prazo de vencimento médio 4,5 anos, taxa de cupom Euribor + 0,60% com GACS. Nota mezzanine (18%): valor nominal 10 mil milhões de euros, bonificação cupão balcão, vencimento oito anos, taxa de cupom Euribor + 6,64%. Nota junior (15%): valor nominal de 8,3 bilhões de euros, nota de cupão zero, prazo de vencimento de oito anos, retorno alvo de 15,55%.


O custo médio do capital do SPV é de 7,09%. Adicionando taxas legais e de serviço 11% das recuperações, taxa de imposto 27%, o preço estimado da oferta é de 28,1% do valor contábil bruto das NPLs. Quaisquer perdas resultantes do processo de recuperação chegarão à parcela junior somente se a taxa de recuperação da carteira securitizada for inferior a 28,1%. A parcela Mezzanine será tocada apenas por perdas se a taxa de recuperação for inferior a 24%.


Os rendimentos oferecidos pelas diferentes tranches podem ser atraentes para uma grande variedade de investidores: fundos de investimento para a parcela sénior; e investidores institucionais, hedge funds e fundos especializados no mercado de NPEs para o mezanino ou mesmo a parcela junior. Pode ser necessário algum tipo de apoio público, como sugerido recentemente por reguladores europeus.


Uma vez que o valor contábil líquido das dívidas incobráveis ​​ascende a 83,7 bilhões de euros (42,3% da exposição bruta), sua venda no valor de € 55,6 bilhões (28,1%) implicaria uma perda para os bancos de € 28,1 bilhões (€ 20,5 bilhões netos de efeito tributário). Esta é a medida da perda imediata para os bancos e do impacto no índice CET1, ou seja, o preço pago pelos atuais acionistas. Após a venda, o índice bruto de inadimplência dos bancos italianos será reduzido de 16,1% para 5,6% e o índice líquido de 8,3 para 3,9%. Em outras palavras, a grande montanha de NPLs italianas poderia ser reduzida a um tamanho "normal", reduzindo a emissão para € 20 bilhões de perdas imediatas para os bancos e € 8 bilhões da parcela junior de valores mobiliários.


Não é possível replicar o mesmo exercício para outros países europeus, já que dados granulares em carteiras de crédito não estão disponíveis. No entanto, com base em alguns pressupostos heróicos, nosso artigo estima que o impacto para os bancos de toda a área seria uma perda de cerca de € 70 bilhões (€ 51 bilhões líquidos de impostos). O valor total da alienação do empréstimo seria de € 173 bilhões, financiado por um bilhete sênior de € 116 bilhões (67%), uma nota mezzanine de € 31 bilhões (18%), uma nota junior de € 26 bilhões (15%).


Estes custos são suportáveis ​​e vale a pena pagar? Quanto aos bancos, existem muitas formas possíveis de reduzir o impacto.


Primeiro, muitos bancos têm um amortecedor de capital avaliado pelo Processo de Avaliação e Avaliação de Supervisão (SREP). Para eles, poderia fazer sentido usar esse buffer para se livrar dos empréstimos problemáticos de uma vez por todas. Em segundo lugar, a alienação de NPEs a preços inferiores aos valores contábeis diminui o capital, mas também os ativos ponderados pelo risco, portanto, o efeito sobre os requisitos de capital é parcialmente absorvido. Em terceiro lugar, alguns bancos podem ser abrangidos pelo Artigo 107 (3) (b) da BRRD, que permite ativar o apoio do governo (em termos de garantias e / ou financiamento) em uma recapitalização preventiva sem fiança. Finalmente, as resoluções com fiança podem ser restritas a um número limitado de casos.


Quanto à parcela junior, é preciso ressaltar que seu rendimento é próximo da taxa de retorno atualmente exigida pelos participantes do mercado. Portanto, uma intervenção pública (diretamente ou através do ESM) não deve ser considerada como um auxílio estatal, mas apenas como um passo necessário para superar as falhas do mercado. Sobre este tema, a Comissão Européia mostrou-se muito flexível no passado e os principais órgãos reguladores solicitaram recentemente algum tipo de apoio público (Enria 2018, Regling 2018, Constâncio 2017).


Conclusões.


Mostramos que uma abordagem abrangente da questão das NPLs na Europa poderia ser um remédio para o mercado de ineficiências e reduzir o problema dos empréstimos ruins a níveis suportáveis. As vantagens são triplas: remover de uma vez por todas o legado de empréstimos incobráveis ​​dos balanços dos bancos, reiniciar o mecanismo do fornecimento de empréstimos e evitar o cenário do Armageddon de resoluções maciças de bancos em dificuldades sob o regime de recuperação de banco e diretiva de resolução . A criação de um esquema europeu para securitar NPLs deve ocupar um lugar elevado na agenda de reformas estruturais que são consideradas um passo necessário para uma recuperação europeia real.


Referências.


Avgouleas, E e C Goodhart (2018), "Uma Anatomia dos Bail-ins bancários - Por que a Zona Euro Precisa Um Backstop Fiscal para o Setor Bancário", na Economia Européia, Bancos, Regulação e Setor Real, nº 2.


Borio, C, B Vale e G von Peter (2018), "Resolvendo a crise financeira: Estamos dando atenção às lições dos nórdicos?", BIS Working Papers No 311.


Bruno, B, G Lusignani e M Onado (2018), "Um esquema de securitização para resolver os empréstimos problemáticos da Europa", Mimeo, 7 de dezembro.


Constâncio, V (2017), "Resolvendo a carga NPL da Europa: desafios e benefícios", Discurso na Conferência Breugel, BCE, 3 de fevereiro.


BCE (2018), "Abordando as falhas do mercado na resolução de empréstimos não executáveis ​​na área do euro", Revisão da Estabilidade Financeira, novembro.


Enria, A (2018), "Mercados Financeiros 2.0 - R (evolução): reiniciando o setor bancário europeu", 7ª Conferência de Supervisão das FMA - Viena, 5 de outubro.


Enria, A (2017), "O setor bancário da UE - riscos e recuperação: uma perspectiva de mercado único", apresentação no ESM, 30 de janeiro.


FMI (2018), Relatório de Estabilidade Financeira Global, outubro.


Lusignani, G e R Tedeschi (2018), "NPLs: uma nova classe de ativos para investidores institucionais?", Documento de trabalho Prometeia, setembro.


Regling, K (2018), "Os próximos passos para tornar a União Monetária mais robusta", Discurso no Fórum da UEM Oesterreichische Nationalbank Vienna, 24 de novembro de 2018.


Ignazio Visco, I (2017), Intervento del Governatore ao 23 ° Congresso ASSIOM Forex, Banca d'Italia, 28 de janeiro.


[1] Uma versão abreviada deste artigo constitui um dos documentos de política do projeto Restarting Long Term Term Finance in Europe, desenvolvido em conjunto pela Assonime e CEPR, e dirigido por Colin Mayer.


8325 lê Versão para impressão.


Professor da Universidade Bocconi, Milão e ex-Comissário da autoridade pública italiana responsável pela regulação do mercado de valores mobiliários italiano (CONSOB).

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